domingo, 27 de julho de 2014

Flor de maio (ZYGOCACTUS TRUNCATUS) - Cuidados

Postei uma foto na fanpage Aprendendo a Jardinar dessa linda flor e o pessoal gostou muito, surgiram dúvidas e então resolvi fazer um post sobre a Flor de Maio. A florada acontece entre abril e julho. É muito fácil tirar muda, tem duas formas, que explicarei mais adiante. Não gostam muito de água não pois, são da família das cactáceas.

FLOR DE MAIO 

FLORAÇÃO 
Acontece sua  floração entre abril e pode estender-se até julho, dando uma florada linda que permanece de 2 à 4 semanas. Quando soltar os botões não fazer a troca de ambiente. As flores variam do branco ao lilás e em tons dégradés. 

PÓS FLORAÇÃO DA FLOR DE MAIO Depois da floração em agosto ela entra em descanso necessitando nesse período de um solo seco e sem adubação e luz solar indiretamente. 

REGA 
Regar 1 vez por semana ou quando a terra estiver seca isso é permitido com essa planta por ser uma cactácea. 

ADUBAÇÃO 
Na primavera é chegada a hora de fazer  uma adubação  com adubo orgânico ou químico. Poderá ser feita uma adubação com farinha de osso e húmus de minhoca ou NPK 4.14.8. Essa adubação servirá para manter a planta nutrida e preparada para a próxima floração. No período de dormência que é no verão não é necessária a adubação. Na troca de vaso também é necessária a adubação, areia e terra vegetal.  

REPRODUÇÃO 
Depois da floração esse é o momento certo para fazer as reproduções e troca de vaso. 

REPRODUÇÃO POR SEMENTES 
Numa planta já adulta existe em sua extremidade uma cápsula onde ao abrir-la você encontrará uma substância viscosa parecida com uma geleia com várias sementes. Separe um pratinho pequeno e coloque nele um pedaço de palito de fibra de coco com alguns furinhos nele e espalhe esta geleia com as sementinhas nele. Mantenha sempre esse palito de fibra de coco úmido e a sombra com bastante claridade. 
Quando as mudinhas estiverem com um tamanho bom, poderá ser transferidas para um vaso individual.
 
REPRODUÇÃO POR GOMOS 
Pegue um gomo do caule e finque com cuidado num vaso com a seguinte mistura, terra adubada + areia + fibra de coco, agora é só manter os cuidados necessários e você terá vários gomos novos em breve.

Veja a mudinha que eu fiz, apenas peguei três gominhos da planta da minha amiga e plantei na terra, fiz uma estufa com a parte de cima de uma garrafa pet e ela vem se desenvolvendo cada vez melhor. A estufa é necessária para que possa crescer raízes e seguir com seu desenvolvimento. Acredito que até o ano que vem, vá florir! ^^




Nenhum comentário:

Postar um comentário