sábado, 12 de julho de 2014

Como Plantar Mini Rosas em Vasos.

 Pela primeira vez resolvi plantar rosas, começou com minha querida amiga Aida Tanajura perguntando a respeito, fui pesquisar e gostei do que li, vi que não tem mistério. E resolvi experimentar.

Comecei  com quatro mudas de mini rosas com cores variadas resolvi plantá-las no vaso de porte médio. Pesquisei em alguns sites assuntos sobre como plantar, os cuidados básicos, achei muita coisa boa e interessante, selecionei algumas partes que gostei mais, espero que gostem. Coloquei as fontes logo abaixo para quem quiser se aprofundar.

Vamos aprender mais sobre as mini rosas:
 Elas são lindas e florescem o ano todo mostrando assim, toda a sua beleza em tamanho pequeno. Seu nome científico é "Rosa Chinensis" e é da família das rosáceas e tem sua origem da Ásia e China. Ela no chega de 20 a 40 cm no máximo e sua vida é bem longa. A mini rosa dá flores de diversas cores, isso por causa das combinações entre as espécies resultantes dos enxertos nos cultivos , e suas folhas são serradas e escuras na parte das bordas. Como suas parentes maiores elas têm espinho em seu caule fino.

As mini rosas são ideais para lugares pequenos, como apartamentos. Locais com sol direto ou meia sombra são ideais para plantar a mini rosa. O clima mais adequado é úmido, quente e ameno.
O solo onde ocorrerá o plantio deve está rico em matéria orgânica e drenagem. Depois de pegar a mini rosa resiste bem aos ventos fortes.

Para conseguir cultivar com sucesso as rosas deve em primeiro lugar preparar o vaso.
No fundo do vaso coloque a manta. Esta, além de permitir um bom escoamento da água não vai permitir a saída dos nutrientes existentes na terra.
Em seguida coloque argila estendida ou as pedras do tipo brita e depois a terra até cerca de um terço do vaso.

O plantio em vasos é feito da mesma forma que para outros tipos de arbustos. Use húmus de minhoca, que tem um pH um pouco mais alcalino que beneficia a roseira.
Para uma boa drenagem usar areia, na proporção de 4 partes de substrato para uma parte de areia.
Adicionar adubo de aves, cerca de 150 gramas por vaso de tamanho médio. Colocar parte do substrato, misturado com o humus e um pouco de areia.

Acomodar o torrão no vaso, preencher as laterais com a mistura feita de substratos. Apertar de leve para compactar um pouco. Regar bem.


 Deixe o vaso em um lugar onde vai pegar sol e sombra também, uma dica é vc ter aqueles suportes de vasos com rodinhas, pois no inverno você terá que remover o vaso para poupar a planta do frio.

 A roseira não aprecia encharcamentos, as regas logo após o plantio servem para aclimatar a planta no local, depois espaçar e diminuir a quantidade de água.
 A luminosidade é importante para uma boa floração da roseira. Coloque sua muda ao sol, para incentivar a floração.
A concorrência de nutrientes é muito grande, a roseira não suporta ser cultivada junto com outras plantas, então dispense conjuntos de plantas com elas.
Se achar o solo do vaso pouco ornamental cubra com pedriscos ou casca de pinheiros bem lavadas.
 Em seguida, regue a roseira e se for necessário coloque mais terra uma vez que esta vai baixar de altura com a água e a roseira deve ficar bem segura.
Adube em seguida e depois coloque o vaso com a sua roseira dentro do prato.
Por fim coloque-o no local que escolheu para ela.  

Como Podar
As podas da mini rosa devem ser feitas de preferência no final do inverno, procurando manter  a forma mini, limitando o crescimento dos galhos, principalmente em jardins. Logo após a primeira florada, é faça uma poda total, para a emição de brotos e  formação de copa.As próximas podas serão somente para retirar os cachos de rosas que já floriram.

Como fazer mudas de mini rosas
  • Cortar um galho com + ou- 15cm, que acabou de florir e está saudável, cortar em viès os dois lado. Tirar as folhas  inferiores da estaca. Fazer a mistura para o plantio e preparar um vasinho com a mistura, molhe e introduza o galho na parte sem folhas. 
  • Envolva o vasinho em um plástico transparente como se fosse uma estufa e mantendo a umidade. Coloque os vasinhos cobertos com o plástico transparente num lugar com 50% de sombra. Após 30 dias, o galhinho estará enraizado e com pequenos brotos e possível folhas novas. Neste estágio, a planta já poderá ser aclimatada ao sol aos poucos e podendo ser mudadas para vasos maiores ou o local escolhido.
                             Quando adultas as roseiras miniaturas ou mini rosa deverão ficar no sol. 




Veja como ficou bonito, agora é só esperar para ver se minha experiência vai dar certo, se der o próximo passo será fazer mudas!!



^^
















Fontes : Coisas para ver,
              Faz Fácil
              Essas e Outras - como cultivar mini rosas





5 comentários:

  1. Bom dia.....amei essa postagem....hoje adquiri uma mini rosa mesclada branco e vermelho. ......me ajudo muito....ainda não tinha uma mini rosa...
    Tenho um blog brunofaunaeflora.blogspot.com.br se puder me seguir agradeço. ....estarei seguindo você..

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Olá,tenho mini rosas aqui no meu jardim,porém as vezes perco algumas por causa de umas manchinha q da nas folhas e se espalha por toda a planta,o que posso fazer para combater isso? Será q estou fazendo algo errado? Coloco fertilizante para rosas todo mês,e ficam no sol durante toda parte da manhã, aguardo sua orientação, obg!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,tenho mini rosas aqui no meu jardim,porém as vezes perco algumas por causa de umas manchinha q da nas folhas e se espalha por toda a planta,o que posso fazer para combater isso? Será q estou fazendo algo errado? Coloco fertilizante para rosas todo mês,e ficam no sol durante toda parte da manhã, aguardo sua orientação, obg!!!

    ResponderExcluir
  4. As rosas devem ser fertilizadas no máximo 3 vezes no ano. Vc está fertilizando demais. Podem estar morrendo por excesso de nutrientes. Cuide também para não molhar mais do que 2 vezes na semana em época quente e 1 vez em época fria, sempre tomando o cuidado de não molhar folhas nem flores. Deve molhar só a terra.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog Alucha! Vou "devorá-lo" agora!

    ResponderExcluir