quinta-feira, 31 de julho de 2014

Salvando a Samambaia da amiga Elaine ^^

Boa tarde pessoal, hoje vou postar as fotos do vaso que peguei na casa da minha amiga, essa samambaia ficava no sol direto e como sabemos, elas não aguentam sol, preferem um lugarzinho com pouco vento e sombra mas que seja bem iluminado! Trouxe a pobre pra casa.


Como dá para perceber, tem muitas folhas secas, quebradas e queimadas, mas no meio desse caos, tem uns brotinhos guerreiros que insistem em nascer e se desenvolver! Me foquei nesses brotinhos, fui separando com cuidado as mudas, tirando o que estava morto, cortando o que estava em excesso.



Peguei as mudas e fui ajeitando, deixando uma certa distância de uma para outra, coloquei no xaxim e usei substrato especial para samambaia, molhei até ajeitar a terra, coloquei um pouco de fertilizantes para raiz granulado, nas covas e depois por cima. 

 E vamos aguardar esperando que dê certo esse resgate.

Lembrando que samambaia pode ser regada até 3 x na semana, dia sim dia não e no inverno apenas 2x na semana é o suficiente. Elas gostam muito que pulverize em suas folhas aguas, principalmente no verão. E fique de olho se de repente as folhas começarem a ficar feia queimada, murchas, dê uma olhada mais de perto para ver se sua planta não está sendo atacada por pragas. Folhas quebradas e queimadas devem ser podadas senão elas acabam tirando as forças das que estão bonitas. (dica de mamãe, viu) ^^

domingo, 27 de julho de 2014

Flor de maio (ZYGOCACTUS TRUNCATUS) - Cuidados

Postei uma foto na fanpage Aprendendo a Jardinar dessa linda flor e o pessoal gostou muito, surgiram dúvidas e então resolvi fazer um post sobre a Flor de Maio. A florada acontece entre abril e julho. É muito fácil tirar muda, tem duas formas, que explicarei mais adiante. Não gostam muito de água não pois, são da família das cactáceas.

FLOR DE MAIO 

FLORAÇÃO 
Acontece sua  floração entre abril e pode estender-se até julho, dando uma florada linda que permanece de 2 à 4 semanas. Quando soltar os botões não fazer a troca de ambiente. As flores variam do branco ao lilás e em tons dégradés. 

PÓS FLORAÇÃO DA FLOR DE MAIO Depois da floração em agosto ela entra em descanso necessitando nesse período de um solo seco e sem adubação e luz solar indiretamente. 

REGA 
Regar 1 vez por semana ou quando a terra estiver seca isso é permitido com essa planta por ser uma cactácea. 

ADUBAÇÃO 
Na primavera é chegada a hora de fazer  uma adubação  com adubo orgânico ou químico. Poderá ser feita uma adubação com farinha de osso e húmus de minhoca ou NPK 4.14.8. Essa adubação servirá para manter a planta nutrida e preparada para a próxima floração. No período de dormência que é no verão não é necessária a adubação. Na troca de vaso também é necessária a adubação, areia e terra vegetal.  

REPRODUÇÃO 
Depois da floração esse é o momento certo para fazer as reproduções e troca de vaso. 

REPRODUÇÃO POR SEMENTES 
Numa planta já adulta existe em sua extremidade uma cápsula onde ao abrir-la você encontrará uma substância viscosa parecida com uma geleia com várias sementes. Separe um pratinho pequeno e coloque nele um pedaço de palito de fibra de coco com alguns furinhos nele e espalhe esta geleia com as sementinhas nele. Mantenha sempre esse palito de fibra de coco úmido e a sombra com bastante claridade. 
Quando as mudinhas estiverem com um tamanho bom, poderá ser transferidas para um vaso individual.
 
REPRODUÇÃO POR GOMOS 
Pegue um gomo do caule e finque com cuidado num vaso com a seguinte mistura, terra adubada + areia + fibra de coco, agora é só manter os cuidados necessários e você terá vários gomos novos em breve.

Veja a mudinha que eu fiz, apenas peguei três gominhos da planta da minha amiga e plantei na terra, fiz uma estufa com a parte de cima de uma garrafa pet e ela vem se desenvolvendo cada vez melhor. A estufa é necessária para que possa crescer raízes e seguir com seu desenvolvimento. Acredito que até o ano que vem, vá florir! ^^




sexta-feira, 25 de julho de 2014

Espada de São Jorge e outros

 Jogaram um monte de Espada de São Jorge no campo de futebol que fica em frente da minha casa, com os torrões de terra, alguém reformando o jardim. Peguei as melhorzinhas e trouxe para casa e plantei nas minhas floreiras. Agora quando for montar os vasinhos das 7 ervas não precisarei mais comprar as Espadas de São Jorge! ^^

Você sabia que a origem dessa planta é africana? Ela também pode ser chamada de língua de sogra, espada de ogum, rabo de lagarto ou Sanseviéria trifasciata, os nomes populares derivam de sua forma alongada, sua grande resistência e também de seu veneno que pode ser letal, o que gera alguns trocadilhos com sogras.
 Esta é uma planta de enorme resistência, e pode sobreviver bem a falta d’água, sol direto e épocas de frio, portanto não será difícil fazer com que ela cresça saudável sempre. Basta que cultive-a em lugar de boa luminosidade, independente de ser luz direta ou indireta, solo adubado com um pouco de fertilizante orgânico e regas esporádicas para que o solo não fique seco por completo, geralmente em dias alternados é suficiente.

 Lembram da minha planta que foi atacada pelas malditas cochonilhas, eu não tive outra opção a não ser cortar as zonas de ataque. Coitadinha ficou pelada e eu confesso que tive receio, achando que eu poderia matá-la com essa poda radical.


Poda radical para tirar a praga
Mas ontem para minha surpresa, fui olhar a planta para ver o desenvolvimento, me deparei com vários brotos e hoje tirei fotos já aparece as folhinhas, que linda, deu certo, cortei a parte atacada e doente e agora está nascendo tudo de novo e saudável! ^^
Os brotos estão se desenvolvendo bem



Cheio de folhinhas saudáveis, agora vai ficar bonita de novo.






A planta antes de ser atacada.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Jardim vertical com floreiras


Bom dia pessoas! Finalmente dei início ao meu jardim vertical, tive que dar uma adiantada, pois meu abençoado cãozinho estava destruindo as floreiras que ficam no chão. Achei em uma loja uns suportes específicos para esse tipo de vaso. Tem vários tamanhos e são mais bonitos do que aqueles mais comuns em forma de L cinzas, não sei o nome, delicados, dourados, tem vários tamanhos.


 Eu comprei considerando o tamanho da parte de baixo de cada floreira o que eu esqueci de reparar é que normalmente as floreias são estreitas na parte de baixo e mais larga na parte de cima.


 E assim o encaixe não foi perfeito, apesar de ter ficado firme. Eu tenho 8 floreiras, comprei apenas 3 pares para experimentar e ver se dava certo, ainda bem, né?

 Veja a foto abaixo, a parte da floreira que encosta na parede, por ser maior e não ter espaço, não encaixa direito.
De frente não dá para perceber, os próximos que eu comprar, serão um pouco maiores na sua base de sustentação, assim terá espaço para encaixar a floreira perfeitamente. Ainda falta dar uns retoques, pintar a parede, mas como meu amoreco estava achando que minhas floreiras eram sua caixinha de areia, tive que levantá-las o quanto antes. Gostaram! O custo dessa floreira já no jardim vertical ficou em torno de R$ 20,00! Amei!! 

 Vou ainda arrumar os vasos, colocando mudas de flores com caídas, onze horas, petúnias, peixinho são varias que se pode usar nesse tipo de jardim, aquelas com caídas ficam lindas.

Ja a beijinho, Maria sem vergonha, não fica legal não, pelo menos eu não gostei. Tem aquela que chama brinco de princesa, é linda demais, pena que não pode com muito sol, e ali bate sol e bastante.


Essa é a minha xodó, são petúnias.




domingo, 13 de julho de 2014

Como cultivar Peperômia!

 No dia 22 de junho tirei tres galhos da minha Peperômia e coloquei na água com o intuito de enraizamento, passados 19 dias, as raizes apareceram e agora vou fazer o plantio! 
Devido ao fato de possuírem poucas raízes, dão-se bem em pequenos vasos, recipientes baixos, tigelas e cestos suspensos. As plantas jovens podem necessitar de serem transferidas para vasos de um tamanho maior na Primavera. Eu escolhi, para fazer o envasamento o vaso redondo suspenso, parecendo uma mini bacia, pois a peperômia  é uma folhagem pendente, como a samambaia. Ela não tem flor, e as folhas, redondinhas, são verdes. E nesse tipo de vaso, elas ficam lindas quando começa a cair, pode alcançar até um metro. A minha quando vai crescendo muito eu vou enrolando ela no vaso, pois com o peso fica muito fácil de quebrar os galinhos!
Temos vários tipos de Peperômia, a minha tem a cor branca, como vcs podem ver pela foto, e por isso a  planta é chamada de variegata.
As raízes apareceram depois de 19 dias mergulhada em água.



Bem fácil de cuidar, ela exige um pouco de atenção no verão, quando deve receber mais água. A peperômia pode durar mais de seis meses e chega a medir mais de um metro. A minha tem mais de ano, troquei uma vez ela de vaso, pois ficou pequeno o lugar.
APeperômia não pode pegar sol direto, é e muito usada dentro de casa. A minha fica na varanda, pega sol direto apenas de manhã! Ela gosta do lugarzinho onde está.
A cada dois dias, a rega deve ser feita com 400ml. Se estiver calor com tempo seco, pode ser feita todos os dias. Eu costumo borrifar água nas folhas dela, ela gosta, pelo menos fica bonita! ^^
 Caso a pendente não esteja crescendo, utilize o adubo NPK 10-10-10, a cada três meses. 


O fundo de todos os vasos deverá ser revestido de uma camada de 2cm de cacos de barro, telha quebrada, brita ou mesmo a argila estendida, ideal também é colocar uma manta bidim, para garantir uma drenagem eficaz e não encharcar a raiz planta o que pode levá-la a morte. :/




Para quem usa aqueles pratinhos embaixo do vaso, para evitar molhar o chão, importante lembrar dos perigos da dengue, por isso coloque areia nesses pratinhos evitando assim a propagação desse mosquito tão perigoso.

Outro tipo de propagação (e eu vou experimentar também, é que todas as variedades podem ser propagadas a partir de estacas de 5 - 8cm de comprimento. 
Corte as estacas na Primavera e insira várias num vaso de 5 - 8cm contendo uma mistura ligeiramente umedecida composta de partes iguais de turfa e areia grossa ou perlite. Mantenha as estacas a uma temperatura de cerca de 18ºC, expostas a luz forte, mas afastadas do sol direto, e regue muito escassamente. As folhas podem também ser usadas para propagar a P. argyreia, a P. caperata e as suas variedades e a P. griseoargentea. Devem ser usadas folhas jovens, mas totalmente desenvolvidas. Mesmo partes de uma folha da P. argyreia podem enraizar (pode cortar a folha em quartos e colocar as partes cortadas em contacto com um meio propício ao enraizamento). No entanto, é mais fácil enraizar com êxito todo o limbo da folha com um pedaço de pecíolo num vaso de 6cm com uma mistura própria para enraizamento ligeiramente úmida e enterre-o até ao ponto em que a superfície do limbo se junta ao pecíolo. Regue escassamente a folha assim plantada até se verificar enraizamento e umedeça a mistura apenas quando a mesma estiver quase seca. As estacas enraizarão ao fim de quatro a seis semanas. Os pedaços de folhas podem levar um pouco mais. Mude as estacas ou os pedaços de folha com raízes para vasos maiores apenas quando estes encherem completamente os vasos e a planta necessitar claramente de mais espaço.

Dicas:
Plantas: sempre ter em mente que estamos tratando
de um ser vivo, para a sua sobrevivência,precisam de
como água, nutrientes e iluminação. Nenhuma planta é capaz de crescer sadia com a ausência de luz.Algumas conseguem viver com iluminação indireta, outras precisam de várias horas ao sol.
O tempo necessário de exposição à luz pode variar de planta pra planta. Outras nem resistem à exposição aos raios solares direto.
 As plantas crescem sempre na direção da  iluminação, por isso, para que cresçam de maneira uniforme, o ideal é girar o vaso periodicamente.
Plantas bem adaptadas não precisam de mudanças. Evite muda-lás de local, tentando manter os vasos sempre recebendo luminosidade de acordo com suas necessidades. Pois as plantas podem se ressentir com as variações de luz.

Depois postarei as fotos das mudas e o plantio, continuando essa matéria. ;)

Alucha.


 


Fontes: Como cuidar de Peperômias
             Plantas de interior