sábado, 22 de março de 2014

Onze Horas Dobrada - Portulaca Dobrada



Como cuidar de Onze Horas Dobrada - Portulaca Dobrada

Nome Científico: Portulaca grandiflora
Nomes Populares: onze-horas, portulaca, onze-horas brasileira
Família: Portulacaceae
Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
Ciclo de Vida: Anual
Altura: 15 cm
Tempo para germinação: 10 a 14 dias
Tempo para florescimento: 10 a 14 semanas
Cores: sortidas variadas

Amo essa flor, me lembra muito minha infância, quando morávamos ali na Cabeça de Boi, beirando o trilho!! Minha mãe tinha um canteiro cheio, lindas e se abriam exatamente as 11:00, quando começávamos a nos arrumar para o colégio!  

E agora que "virei" jardineira, tenho vários vasos com essa flor linda, com cores variadas. E conversando com amigos descobri que todos gostam também e assim resolvi fazer algumas mudas para presentear meus amigos! 
A primeira mudinha que eu fiz foi para minha amiga linda Elaine Valdez, já até floresceu, estou esperando o momento certo para entregar, fiz uma mudinha para minha mãe também mas já está na casa dela. E agora estou com a missão de fazer mais mudas de cores diferenciadas para meu amigão Jeder. Que aliás me deu uma mudinha de flor de maio, vou tentar plantar mas isso é assunto para outro post. ^^
Pesquisei na net um tutorial de como plantar onze horas, tirando mudas. O que eu mais gostei e usei para me orientar encontrei no blog do Criar e Inventar (blog lindo, aliás, cheio de coisas interessantes): http://criareinventar.blogspot.com.br/2009/03/preparo-de-vasos-para-plantiocomo.html e eu transcrevo aqui agora pois achei interessante. Só espero ter feito certo.

Como plantar Onze Horas:

 O primeiro passo é separar as mudinhas.
Depois destaque um galho, como este abaixo, tem que ter os brotinhos.

Continuando, bem devagar, parta-o com as mãos, é fácil, pois ele é durinho. Cada pedacinho é uma mudinha.




---> Foto by Blog Criar e Inventar

Com cuidado, enfie cada pedacinho na terra, molhada, pois fica mais fácil de colocá-la!

Mudinhas prontas, agora é só esperar, ver se dá certo e presentear meus amigos, plantei tipos variados de cores. Que tudo dê certo, pois meus amigos está esperando, n passar vergonha!! rs


Favor aguardar: Jeder Massad, Elaine Valdez, Ana Claudia! ^^

Elas tem que ficar assim como essas ae de baixo! rsrsrsrsrsrsr



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário