domingo, 9 de março de 2014

Como Cuidar da Renda Porguesa (Davallia fejeensis)

Hoje quero falar da Renda Portuguesa, como já disse antes, sou uma aprendiz de jardinagem, todo esse "trabalho está servindo como uma terapia, mexer com terra, planta, água, uma delicia! E  das plantas que eu mais gosto, encontra-se a Samambaia, de todos os tipos.Em especial a Renda Portuguesa que conheci com minha mãe - ela tem dois vasos lindos!!

E esses tempos para trás, eu ganhei um xaxim muito antigo, onde o rizomas romperam o vaso e acabou que ambos tornaram um só. Resolvi tirar umas mudas para poder colocar essa planta em um vaso de cimento.
Então, cortei os Rizomas que estavam para fora do vaso, dificultando o replante no vaso de cimento, tomei cuidado em escolher os que tinham de seis a oito gemas, preparei o vasinho, com pedras, areia e substrato e plantei.


 
                                                                Os rizomas prontos e plantados
 No vaso de cimento, fiz todo o preparado para pode receber o xaxin/renda portuguesa, com folga para não apertar os rizomas, quebrando as folhas. Desmanchei um xaxim antigo que eu tinha. Coloquei a planta com cuidado dentro do vaso já preparado e por cima joguei o xaxim que eu havia desmanchado, o resultado ficou como abaixo. Aguei e vamos ver o resultado daqui uns tempos. 
O que eu estou fazendo são várias experiências com diversos tipos de plantas (folhagens, arvores frutíferas, flores) e postando aqui, a idéia é ir descrevendo o desenvolvimento de cada planta mexida. Vamos ver se tenho o DEDO VERDE.


    
                                         Mamãe me ajudando a desmanchar o xaxim para colocar no vaso.
Eu peguei o passo a passo de como tirar mudas e plantar a Renda Portuguesa nesse Blog, eu recomendo! http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/08/como-fazer-mudas-de-renda-portuguesa.html


2 comentários:

  1. Eu tenho um vaso e esta muito cheio de risoma vou fazer umas mudas por que adoro plantas eu sou apaixonada por plantas

    ResponderExcluir
  2. Deu certo? Estou com uma situação parecida aqui.

    ResponderExcluir