segunda-feira, 31 de março de 2014

Samambaias brotando!! Renda Portuguesa e outras!

Foto 01
Quem viu minha primeira postagem, vai lembra de uma foto que eu postei falando da minha primeira replantagem de samambaia. Eu já estava desanimada com ela, tadinha só com 4 folhas, mas ontem qdo fui molhar eu vi três brotinhos nascendo, fiquei tão feliz!!!!

Depois que adubei a terra, desmanchei um xaxim muito velho que eu tinha aqui e  e borrifei uma vez por semana fertilizante nas
 folhas, elas estão mais lindas e os brotos aparecendo com força!

Ao lado na foto 01 os brotos nascendo, e na foto 02 a samambaia replantada em fevereiro desse ano, ela agora tem três brotinhos!!! E que venham mais! ^^

E em pensar que eu quase desisti dela!

A Renda Portuguesa que eu troquei de vaso, também já está brotando. As mudinhas que eu fiz para minhas amigas ainda não brotou nenhum, mas algun daqueles galinhos já se encontram cobertos por uma "penugem", é dali que sai os brotos, estou cuidando!
 Olha que lindo esses brotos, essa é outra samambaia que eu tenho, segundo a Dona Lu, chama "rabo de peixe" mas não tenho certeza, ela também estava plantada num xaxim muito antigo, ele mesmo já tinha se desmanchado, troquei de vaso e com o que sobrou eu desmanchei e misturei no substrato! Está dando resultado, começou a brotar agora também.



 Essa é minha paixão, tb segundo a Dona Lu essa samambaia chama véu de noiva, mas tb não tenho certeza eu comecei a mexer agora com plantas, tudo ainda é novidade para mim, estou aprendendo! ^^

Está com bastante brotos, tenho que mudá-la de lugar, pois está bem na porta e isso pode acabar machucando as folhas, toda hora passa um ali!

Os brotos saindo! Lindas minhas samambaias!

domingo, 23 de março de 2014

Como Plantar Árvores Frutíferas em vasos!

Sonho realizado, sempre quis árvores frutíferas em casa, sempre achei que teria um pomar, mas os tempos são outros e meu espaço não é tão grande, então optei por plantar três árvores em vasos: Uma Amoeira, um Limoeiro e uma Goiabeira.

O único que está dando fruto é a amoreira, já comprei produzindo. Sempre via aqueles caminhões estacionados vendendo mas nunca comprei, mas nessa minha fase, como minha mãe chama - MULHER CLOROFILA, comprei primeiro a Amoreira, ae empolguei e comprei um pé de limão e um é de goiaba!


 Assisti o vídeo de Junior Romeiro onde ele ensina como preparar o vaso para receber esse tipo de árvore, recomendo bem explicativo.





Meus três vasos com árvores frutíferas, na goiabeira coloquei pedriscos brancos, ficou lindo, ah sim e plantei onze horas nos vasos, vai ficar lindo!!!! ^^

sábado, 22 de março de 2014

Onze Horas Dobrada - Portulaca Dobrada



Como cuidar de Onze Horas Dobrada - Portulaca Dobrada

Nome Científico: Portulaca grandiflora
Nomes Populares: onze-horas, portulaca, onze-horas brasileira
Família: Portulacaceae
Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
Ciclo de Vida: Anual
Altura: 15 cm
Tempo para germinação: 10 a 14 dias
Tempo para florescimento: 10 a 14 semanas
Cores: sortidas variadas

Amo essa flor, me lembra muito minha infância, quando morávamos ali na Cabeça de Boi, beirando o trilho!! Minha mãe tinha um canteiro cheio, lindas e se abriam exatamente as 11:00, quando começávamos a nos arrumar para o colégio!  

E agora que "virei" jardineira, tenho vários vasos com essa flor linda, com cores variadas. E conversando com amigos descobri que todos gostam também e assim resolvi fazer algumas mudas para presentear meus amigos! 
A primeira mudinha que eu fiz foi para minha amiga linda Elaine Valdez, já até floresceu, estou esperando o momento certo para entregar, fiz uma mudinha para minha mãe também mas já está na casa dela. E agora estou com a missão de fazer mais mudas de cores diferenciadas para meu amigão Jeder. Que aliás me deu uma mudinha de flor de maio, vou tentar plantar mas isso é assunto para outro post. ^^
Pesquisei na net um tutorial de como plantar onze horas, tirando mudas. O que eu mais gostei e usei para me orientar encontrei no blog do Criar e Inventar (blog lindo, aliás, cheio de coisas interessantes): http://criareinventar.blogspot.com.br/2009/03/preparo-de-vasos-para-plantiocomo.html e eu transcrevo aqui agora pois achei interessante. Só espero ter feito certo.

Como plantar Onze Horas:

 O primeiro passo é separar as mudinhas.
Depois destaque um galho, como este abaixo, tem que ter os brotinhos.

Continuando, bem devagar, parta-o com as mãos, é fácil, pois ele é durinho. Cada pedacinho é uma mudinha.




---> Foto by Blog Criar e Inventar

Com cuidado, enfie cada pedacinho na terra, molhada, pois fica mais fácil de colocá-la!

Mudinhas prontas, agora é só esperar, ver se dá certo e presentear meus amigos, plantei tipos variados de cores. Que tudo dê certo, pois meus amigos está esperando, n passar vergonha!! rs


Favor aguardar: Jeder Massad, Elaine Valdez, Ana Claudia! ^^

Elas tem que ficar assim como essas ae de baixo! rsrsrsrsrsrsr



 



domingo, 9 de março de 2014

Como Cuidar da Renda Porguesa (Davallia fejeensis)

Hoje quero falar da Renda Portuguesa, como já disse antes, sou uma aprendiz de jardinagem, todo esse "trabalho está servindo como uma terapia, mexer com terra, planta, água, uma delicia! E  das plantas que eu mais gosto, encontra-se a Samambaia, de todos os tipos.Em especial a Renda Portuguesa que conheci com minha mãe - ela tem dois vasos lindos!!

E esses tempos para trás, eu ganhei um xaxim muito antigo, onde o rizomas romperam o vaso e acabou que ambos tornaram um só. Resolvi tirar umas mudas para poder colocar essa planta em um vaso de cimento.
Então, cortei os Rizomas que estavam para fora do vaso, dificultando o replante no vaso de cimento, tomei cuidado em escolher os que tinham de seis a oito gemas, preparei o vasinho, com pedras, areia e substrato e plantei.


 
                                                                Os rizomas prontos e plantados
 No vaso de cimento, fiz todo o preparado para pode receber o xaxin/renda portuguesa, com folga para não apertar os rizomas, quebrando as folhas. Desmanchei um xaxim antigo que eu tinha. Coloquei a planta com cuidado dentro do vaso já preparado e por cima joguei o xaxim que eu havia desmanchado, o resultado ficou como abaixo. Aguei e vamos ver o resultado daqui uns tempos. 
O que eu estou fazendo são várias experiências com diversos tipos de plantas (folhagens, arvores frutíferas, flores) e postando aqui, a idéia é ir descrevendo o desenvolvimento de cada planta mexida. Vamos ver se tenho o DEDO VERDE.


    
                                         Mamãe me ajudando a desmanchar o xaxim para colocar no vaso.
Eu peguei o passo a passo de como tirar mudas e plantar a Renda Portuguesa nesse Blog, eu recomendo! http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/08/como-fazer-mudas-de-renda-portuguesa.html


quarta-feira, 5 de março de 2014

Ô Jardineira por que estás tão triste? ^^

A idéia e registrar os avanços do meu pequeno jardim, comecei a mexer com plantas não faz nem dois meses, hobbie para desestressar e dar um up no meu ânimo. Não sei nada de nada sobre flores, jardins, plantas. Comecei agora a me interessar. Esse espaço é apenas para deixar registrado minhas descobertas, experiências e aprendizado sobre esse assunto tão apaixonante que é a jardinagem. Por isso, perdoe os erros de português, tentarei o máximo buscar informações coerentes sempre postando a fonte e dando os créditos para quem é devido. Boas ideias são bem vindas, bem como sugestões para assuntos. E podem me corrigir se eu, de repente falar alguma besteira! Esse é o meu aprendizado, meu espaço, seja bem vindo!

Minha paixão são as flores, gosto de folhagens (principalmente as samambaias) também, mas as flores me encantam! Comprei algumas floreiras, plantei beijinho, Maria Sem Vergonha, Onze Horas, Ericas e essa da foto também em várias cores, mas não sei o nome (como eu disse ali no comecinho, estou começando agora e nem sei nada de nada ^^).

Ganhei uns xaxins com samambaias (Avenca, Renda Portuguesa e outros), eram tão antigos que os xaxins se misturam com as raízes delas e tive que replantá-las em outros vasos (xaxins tb), fazendo varias mudas, no começo até fiquei com medo de fazer errado e matar todas, mas aparentemente está dando certo, agora é só esperar e ver o desenvolvimento de cada um. É isso que esse blog vai fazer, registrar meus passos nesse mundo gostoso,divertido e inspirador das plantas e flores!

                                            Minha primeira replantagem de samambaia - fev/2014.