domingo, 27 de abril de 2014

Como Enfrentar as Pragas de Jardins II – PULGÕES



Enfrentando minha segunda praga, tenho algumas floreiras onde plantei variáveis tipos de flores para poder fazer meu jardim vertical e notei que elas estavam ficando feias, não estavam mais florindo, fui olhar de perto e pasmem!!





Os malditos pulgões!!! 
Na hora resolvi mudar as flores de vaso e mudei a terra também, depois de tirá-las dos vasos, coloquei inseticida comercial, aqueles de spray, mas atenção se tiver flor ou fruto evite fazer isso, pois vc pode matar as abelhas que são tão essências para a reprodução delas. Depois Com muito cuidado fui tirando as raízes, separando os caules e replantando, depois de tudo isso apliquei o remédio caseiro a base de fumo, agora é só esperar.


·  Nome Científico: Diversas famílias e gêneros
·  Nomes Populares: Afídeo, Afídio, Piolho, Piolhos-das-plantas, Pulgão
·  Ordem: Hemiptera
·  Classe: Insecta
·  Filo: Arthropoda
·  Reino: Animalia
·  Partes Afetadas: Botões, Brotos, Caule, Colmos, Folhas, Ramos
·  Sintomas: Descoloração, amarelamento, enrolamento e enrugamento das folhas, subdesenvolvimento de flores, frutos e de toda a planta
Para quem não sabe, os pulgões são insetos sugadores capazes de se multiplicar rapidamente. Das cerca de 4.000 espécies conhecidas, pelo menos 250 causam perdas agrícolas. Eles se alimentam da seiva das plantas, perfurando os vasos condutores. Além dos prejuízos diretos, os pulgões ainda são transmissores de doenças entre as plantas e favorecem o surgimento de fungos.
Seu ciclo reprodutivo é bastante interessante, sendo que nos meses mais quentes do ano as fêmeas produzem outras fêmeas partenogeneticamente, isto é, sem fecundação e de maneira vivípara; enquanto que no outono, ocorrendo o acasalamento entre machos e fêmeas, e tornam-se ovíparos.
Os pulgões podem apresentar diversas cores, de acordo com a espécie, entre o marrom, o verde, o amarelo, o vermelho, o cinza e o preto. Os principais predadores naturais dos pulgões são as joaninhas, sirfídeos (moscas-das-flores), besouros e vespas, mas há inúmeros outros animais capazes de predá-los. Algumas formigas utilizam-se de uma solução aquosa rica em açúcares, que os pulgões excretam e por este motivo protegem-nas dos predadores.
O controle dos pulgões pode ser feito naturalmente com a introdução de predadores e parasitas. Outras formas de combate tradicionais e eficientes são a calda de fumo e o óleo mineral.
Eu já postei a receitinha no post do Cochonilha.








Fonte: http://www.jardineiro.net/pragas/pulgao.html










sábado, 26 de abril de 2014

Desenvolvimentos :)


Depois de quase dois meses, uma das minhas mudinhas que fiz da Renda Portuguesa está brotando, apenas um vasinho, mas fiquei tão feliz!! ^^
Dois brotinho saindo! Não são lindos?! Estou com dó de entregar para minha amiga Ana Claudia...esse vasinho é dela! kkkkkkkkkkk

Outra que está ficando linda também é o vaso da Renda Portuguesa que eu replantei com xaxim e tudo, tem várias folhas novas tb e mais brotos vindos olha só como era antes e como está agora


Os rizomas estavam todos para fora, se misturando com o xaxim, eu e minha mãe fizemos a mudança de vaso com terra adubada, e olha só como ela está ficando bonita! Muitos brotos vindo por ae!

Foram desses rizomas que fiz as mudas, apesar que só um está brotando mas mesmo assim tá valendo a pena!



Assim que eu terminar de arrumar meu jardim, pintar as paredes vou começar a mexer com o jardim vertical, meu sonho é fazer uma parede todinha só com folhagens e outra só com flores, não vejo a hora de começar a mexer!

Outro que está me trazendo alegria é o meu Lírio da paz, não sei se vcs viram como ele estava cheio de praga, a cochonilha! Tirei tudo na mão mesmo, usei aquele remédio caseiro a base de fumo e depois arranquei um por um! Consegui tirar 3 mudas!







E esses dia que surpresa, eis que vejo brotando novamente a flor, que fazia hora que não aparecia devido a maldita praga, ainda não abriu mas todo dia eu olho...rsrsrsr

Olha que linda! Está sem a praga, e menos de um mês já está querendo florir! É .... acho eu tenho a mão boa para plantar!

E hoje usei pela primeira vez, a terra com humus produzido pela minha composteira!!! coloquei nas minhas mudas de Renda Portuguesa, Lírio da Paz, Flor de Maio e nos Anturios que o Leleco fez o favor de comer a metade das folhas que raiva desse cachorro sapeca, não posso deixar nenhum vaso no chão!

Muito Feliz!!!! ^^





segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como acabar com a COCHONILHA

Estou enfrentando minha primeira praga, Cochonilha.

Tenho uma Planta Lirio da Paz em casa, que eu ganhei a tempos, mas como eu estava muito entretida com as samambaias e as árvores frutíferas, deixei a pobre de escanteio e de uns dias pra cá notei que ela não está mais florindo, fui dar uma olhada e  notei uns pontos minúsculos nos caules e folhas. Notei que ao passar a unha esses pontos se descolavam da planta, pesquisei na internet mas em vão. E conversando com meu amigo que tem mestrado em  biotecnologia, mostrei a foto da planta e ele já me falou que era a Cochonilha.



 O que são Cochonilhas?
São insetos minúsculos, geralmente marrons ou amarelos, que se alojam principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera, as samambaias ficam secas e as de outras plantas cheias de pontos brancos como se estivessem sendo atacadas por fungos, mas, na realidade, estão sendo atacadas por um inseto chamado “cochonilhas farinhentas”. Algumas cochonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a ação de inseticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo e a calda de fumo (ver abaixo) costumam dar melhores resultados, pois formam uma "capa" sobre a carapaça, impedindo a respiração do inseto. Fonte: Feira das Flores
A proteção do jardim contra esses intrusos começa na manutenção das plantas em condições saudáveis. O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, ela destaca a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso. Outro fator favorável às cochonilhas é a eliminação dos predadores naturais, como percevejos, joaninhas, moscas e alguns fungos.
A boa notícia é que livrar o jardim das cochonilhas não é tarefa difícil. De acordo com a intensidade e as condições do ataque, o controle pode ser feito com a poda e a destruição das áreas mais comprometidas. A limpeza das partes mais infestadas com esponja ou escova secas, ou a remoção dos insetos com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico, também são medidas que surtem efeito.

Como tratar?
Tem uma receitinha bem simples e caseira e que ajuda a eliminar essa praga:


CALDA DE FUMO E SABÃO (CASEIRA)

100 gramas de fumo 
100 gramas de sabão de côco, ou 1/2 barra de 200gramas.   

PREPARO: 
Deixar o fumo de molho na água por 24 horas em 1 litro de água, em seguida, coe em um pano e guarde o fumo para ser usado para preparar outra porção igual. Pique metade do sabão de coco, 100 gramas, e dilua-o em 1 litro de água quente até disolver o sabão. Em seguida, junte a calda de fumo à calda de sabão e coe essa mistura em um coador de pano para reter todos os resíduos.
Adicione à mistura filtrada, mais 5 litros de água e pulverize sobre as plantas afetadas. Reaplique a cada 15 dias até acabar com as pragas.

 Veja como está minha Copo de Leite, tirei a foto hoje!

                                                        
  Minha planta está infestada! :/

 Consegui tirar uma mudinha que estava no vaso, mas tinha ainda as pragas, mas eram poucas, retirei com a unha mesmo e já plantei em outro lugar separando da planta mãe que é a que está mais danificada pelo contágio.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como fazer uma Compostagem Caseira

Ahhh chegou meu kit de compostagem, comprei pela internet no site  Ecoisas tem muita coisa interessante nesse site. O kit q eu comprei é pequeno, para casas com 1 ou 2 pessoas produzindo lixo. O kit vem com 03 caixas plásticas, 01 tampa, 01 torneira e 01 sacola com terra, húmus e minhocas californianas, elas (as minhocas) chegaram meio desanimadinhas, mas deve ser pela viagem vide a foto.
Na primeira caixa coloquei a terra, húmus e as minhocas, elas vieram no kit naquele saco amarelo, por cima eu coloquei o lixo orgânico, resto de alface, tomate, cebolinha, salsinha, maçã e casca de maçã.  Por ultimo, coloquei resto de jornal, papelão e tampei.

Humus com terra e as minhocas californianas, achei elas meios letárgicas mas acho que normal né...vamos ver nos próximos dias! Pensaaa numa muié animada: eu!!!!!! kkkkkkk
Daqui 30 dias terei meu húmus e daqui mais ou menos 15 dias o Chorume, não vejo a hora.


Veja como ficou no final a composteira, agora é só aguardar e conforme vai tendo o lixo orgânico vai colocando na composteira com folhas secas, serragem ou mais jornal o que for mais fácil! 

Postei também um vídeo explicativo como fazer a compostagem quem quiser aprender um pouco mais, vale a pena!