sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bebedouro para Beija Flor e outras Aves

Hoje vamos falar sobre os bebedouros para beija flor e outras aves! Eu tinha dúvidas se o açúcar faria bem para um pássaro, ora já que faz mal para gente imagina para um bichinho tão pequeno. Dei uma pesquisada na Net e achei algumas informações interessantes que passo a compartilhar! O que eu li e achei importante, é o seguinte: quem quer ter um bebedouro desse tipo, não pode ter preguiça, pois tem que limpar todo dia pelo menos 2 x ao dia! Pois um bebedouro infectado por fungos pode matar os pássaros.

Um dos problemas comuns que pode acontecer, ao instalar um bebedouro com água e açúcar para beija flor são as abelhas que acabam atraídas pelo néctar, outro problema mais sério é a fermentação da mistura, que pode até prejudicar os pássaros, matado-os. 

Veja como é possível evitar estes problemas:

Proporção açúcar/água - A alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.

Limpeza - A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. Devemos ter dois bebedouros para usar em cada ponto de alimentação. Remove-se para limpeza o que foi usado e se coloca com mistura nova, o bebedouro já limpo no dia anterior.

Como fazer a limpeza: retire o bebedouro sujo, lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.

Como evitar as formigas - No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.

Como evitar as abelhas - Quando abelhas começarem a visitar o bebedouro a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. 
Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem.

Repelente natural de abelhas - Se a diminuição na concentração de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural. A receita é a seguinte: 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho. Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendurá-lo no ponto de alimentação, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas (flores de plástico e em torno do furo). Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes (homogeneizar) e então pincele no bebedouro.

Aves - O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. 
É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade. No bebedouro para beija-flores, também podemos receber a visita de muitas cambacicas ou sebinhos (Coereba flaveola), de
sanhaço-de-coqueiro (Thraupis palmarum), de saí-azul (Dacnis cayana) e de outras aves que se alimentam de néctar.












Podemos anexar um poleiro ao bebedouro, para facilitar o acesso a estas outras aves. Ele pode ser um palito de churrasco, ou pauzinho japonês, atravessado na base oca do bebedouro. A finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair estas aves para os jardins, varandas, janelas.
O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que o néctar tem outros nutrientes além do açúcar e, além disso, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.

Bom mesmo seria ter as flores em casa que atraem os passarinhos que gostam de nectar, principalmente o beija flor, é natural e eles vão amar, são elas:


Brinco de Princesa
Cardeal, sangue de adão, salvia, alegria de jardim;



Então já sabe como fazer para ter um bebedouro em casa e sabe também que todo dia tem que limpar pelo menos 2 x ao dia por causa dos fungos que podem matar os pássaros!! #boraespalharoverde

Um comentário:

  1. Obrigada por nos ensinar com tanta clareza! Amo as aves e tenho esses bebedouros que são muito visitados pelas abelhas e formigas! Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir