O
Empoderamento Feminino é um termo que começou a ser visto com mais frequência nas notícias e nos programas de TV, mas ainda é um belo tabu no dia-a-dia. Nunca foi tão importante falar sobre dar poder para as mulheres. O
desfile da Chanel em 2014 pode ter sido o marco para virar moda falar sobre
Empoderamento Feminino, BOOM! Todo mundo resolveu falar sobre o tema, e isso não poderia ser melhor. Não só a moda, mas também a internet, nos ajudaram a propagar a importância da mensagem que essas duas palavras tão poderosas carregam.
O Empoderamento Feminino não é uma causa de uma pessoa, empresa ou organização, digo isso porque não é algo que tenha dono ou dona. É o que você pode fazer para fortalecer mais mulheres e desenvolver a igualdade de gêneros em todos os ambientes onde a mulher é minoria.
Empoderamento da mulher = dar poder as mulheres! É de arrepiar, não é?
O Empoderamento Feminino é mais antigo do que imaginamos…
#O Dia Internacional da Mulher foi criado quando mais de 100 operárias morreram em um incêndio na Triangle Shirtwaist, em 1911, Nova York. O Plano Feminino nasceu no dia internacional da mulher (2010) e a gente continua aqui, dia após dia, desbravando o caminho do Empoderamento Feminino.
#Na política, a mulher brasileira ganhou direito de voto opcional em 1932, que passou a ser obrigatório em 1946. Somos maioria dos eleitores e grande minoria em cargos políticos. Na verdade, somos 30% dos candidatos porque os partidos são obrigados a colocar mulheres na disputa.
#Você vai se lembrar da famosa Queima dos Sutiãs de 1968. Durante o Miss América, centenas de mulheres jogaram sutiãs, produtos de beleza, sapatos e revistas femininas no chão e protestaram sobre os padrões de beleza da época. Foi um passo importante. Hoje vemos campanhas de marcas de beleza falando de mulher real, de menos vaidade e mais “ser feliz com você mesma”. Mas ok, não vamos nos acomodar! Ainda precisa mudar muito!
você empodera uma mulher quando:
1 – Estabelece liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero. Se você trabalha em cargo de liderança, é seu papel promover, apoiar e fortalecer mais mulheres para cargos de liderança.
2 – Trata todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeita e apoia os direitos humanos e a não discriminação. Paga os mesmos salários, garante que as políticas e práticas do ambiente de trabalho estejam livres de discriminação com base em gênero.
3 – Garante a saúde, segurança e bem estar de todos os trabalhadores, homens e mulheres. Estabelece uma política de tolerância zero a todas as formas de violência no trabalho, incluindo verbal e/ou física e prevenir assédio sexual.
4 -Promove educação, treinamento e desenvolvimento para as mulheres. Investe em políticas e programas do local de trabalho que abram caminho para a promoção das mulheres em todos os níveis e áreas do negócio, bem como estimula as mulheres a entrar em campos de trabalho que não os tradicionais, Tecnologia da Informação, por exemplo.
5 – Implementa desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização que deleguem poder às mulheres. Contrata serviços de empresas geridas por mulheres, incluindo pequenas empresas, e mulheres empresárias. Respeita a dignidade das mulheres em todos os materiais de marketing e outros da empresa.
6 – Promove a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária. Alavanca influência, sozinho ou em parceria, para defender a igualdade de gênero e colaborar com parceiros, fornecedores e líderes da comunidade para promover a inclusão. Promove e reconhecer a liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e garantir a representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária.
7 – Mede e publicar o progresso para atingir igualdade de gênero. Divulga publicamente as políticas da empresa e plano de implementação para promover a igualdade de gênero. Assim, mais empresas podem aprender e se inspirar nos seus Planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.
Praticar o Empoderamento Feminino é papel de todos, homens e mulheres. Olhe ao seu redor, quantas mulheres da sua equipe ou da sua empresa precisam ser empoderadas? Quantas poderiam estar desenvolvendo resultados incríveis para a empresa e para ela mesma se tivesse mais suporte? Está nas minhas e nas suas mãos promover a igualdade de gênero e o potencial que todos podem expressar. Empodere!