sábado, 30 de agosto de 2014

Petúnias

 A Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul (Brasil e Argentina, principalmente). Então alemães e ingleses começaram a “cruzar” algumas espécies diferentes buscando flores maiores e com cores mais vivas. O cruzamento aleatório resultou na espécie mais comum: a petúnia de jardim, cujo nome cientifico é Petúnia x hybrida.Por isso a maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. As petúnias são herbáceas anuais e atingem 15 a 30 cm de altura.

São encontradas em cores variadas como: brancas, vermelhas,roxas, azuis, rosas, laranjas salmão ou púrpuras; simples ou dobradas, formadas principalmente na primavera.Ocorrem também as variedades anãs e compactas, mais delicadas para o cultivo.

A Petúnia é uma planta capaz de florescer o ano todo, porém, depois de um ano mostra-se necessário fazer o replantio. Apesar disso, essa planta não é muito exigente ao que diz respeito aos cuidados e condições necessárias para sobreviver e se destacar.

Quando observar que as suas Petúnias já não florescem e seu aspecto está bem caído não hesite em fazer o replantio. Pelo fato de serem flores anuais depois de passado o ciclo de um ano as Petúnias começam a atrofiar até que acabam morrendo.

Para que o cultivo das plantas em geral seja bem sucedido é importante oferecer a elas o necessário para ter condições de vida e florescimento.

Para que a planta cresça e floresça de forma plena elas precisam de sol pleno, use meia sombra somente se contar com uma ótima luminosidade. Mas, fique atento que enfrentando temperaturas muito altas essas flores podem murchar. O ideal é ter sol, mas temperaturas mais amenas.

As regas, geralmente devem ser feitas de duas a três vezes por semana. Nos períodos de verão pleno é melhor regar todos os dias. 
Porém, sempre fique atento para não encharcar o solo.



Petúnias ficam linda em jardins verticais, seja em floreiras, seja em vasos normais. 

Quando vamos fazer o cultivo de qualquer tipo de planta devemos atentar para o tipo de solo que utilizaremos. No caso das petúnias o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma drenagem.

Após três meses de feito o plantio é importante fazer a primeira adubação da planta. Para isso você pode utilizar um fertilizante foliar. Repita a adubação mensalmente a partir da primeira para garantir mais saúde para as suas petúnias.

Uma dica para o uso do fertilizante é aplicá-lo sempre com a planta na sombra e de preferência pela manhã.

Nos locais em que chove muito e com muita intensidade as petúnias podem ter sérios problemas. Como as suas pétalas são muito frágeis essas flores tendem a ficar rasgadas e com um mau aspecto quando são atingidas muito de perto pelas chuvas. Embora se recuperem com rapidez é sempre um fator estressante paras petúnias.

As petúnias podem ser atacadas por fungos que promovem um tipo de “queima” nas mesmas.  Se observar que há algo de errado com as folhas saiba que há algo errado com as suas plantas. É importante que sempre que as petúnias começarem a murchar você retire da planta aquelas que estão com mau aspecto, pois assim evitará o possível aparecimento de fungos na planta.



Embora as petúnias possam ser plantadas em qualquer época do ano durante a primavera as suas sementes têm mais chance de se propagarem. O primeiro passo para comprar as sementes das Petúnias é observar, na hora em que for comprar, ver as as cores que desejará ter em seu jardim,  
É possível escolher uma flor da cor que você deseja.

O nível de floração também é muito maior nessa época do ano. No caso de espécies de petúnias maiores a sua propagação pode ser feita através de estacas.

Se plantadas em jardins, as petúnias vão precisar de alguns pequenos cuidados essenciais. Dentre eles está a necessidade de plantar as sementes a uma certa distância uma da outra, pois assim haverá espaço para que elas cresçam e se desenvolvam.

Outra coisa bem importante é que quando for regar essas flores tenha sempre o cuidado de não encharcá-las, pois isso pode resultar em flores murchas. Depois que essas flores enfrentam uma geada dificilmente se recuperam e por isso mesmo é necessário fazer  descarte e começar o cultivo novamente. Com as condições certas e cuidados, as petúnias podem crescer muito bonitas e compondo um belo colorido em seu jardim.

Fonte: PlantaSonya

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Brinco de Princesa - fuchsia hybrida

Eu quando conheci essa flor, me apaixonei, comprei e plantei num vaso que tenho na varanda. Depois estudando a espécie, tomei conhecimento que ela é de ramagem pendente, ou seja, fica lindaaaa em vasos, bacias pendurados, pois elas caem e fica maravilhoso.
Suas belas flores apresentam-se em várias cores e formas e despontam o ano todo. Deve ser cultiva sob meia-sombra sendo que algumas espécies suportam sol pleno, no geral é bom deixá-la num local bem iluminado mas sem muito sol direto.  A espécie é nativa da América Central e América do Sul.
 Na semana passada (a partir do dia 08/08) ela encheu de botões, fiquei na expectativa das flores se abrirem, para poder tirar fotos, fui registrando dia a dia o desenvolvimento. Quando abriu! Nossa!!! Elas vieram lindas, com as cores vibrantes!! ^^
 Em tons de rosa e lilás com um toque do roxo, elas estão abrindo cada dia uma deixando meu vaso lindo!!

O BRINCO DE PRINCESA ATRAI BEIJA-FLORES PARA O JARDIM

Suas flores ricas em néctar são uma ótima opção para atrair beija-flores, neste caso é bom cultivá-la em cestas suspensas para viabilizar o acesso das aves às flores.

A variedade mais comercializada tem ramagem pendente e porte reduzido, mas algumas de porte arbustivo podem ser conduzidas como arvoretas ou sobre estruturas. A fuchsia hybrida aprecia o frio, solo fértil e deve ser regada com frequência.



Até hoje não vi nenhum beija flor em volta dela, mas agora com as flores abertas, quem sabe? Estava pensando em deixar filmando, pois como não fico o dia todo em casa, fico pensando se vou conseguir um dia ver! ^^
 "Multiplicação do Brinco-de-princesa"

Sua propagação se dá através de sementes ou por estaquia da ponta de seus ramos.
Para a estaquia ramos de 8 à 10 cm já são suficientes, você pode inclusive utilizar os ramos das podas para fazer as estacas.
Retire as folhas da base deixando apenas umas 2 ou 3 folhas e procure ramos sem flores!

Quando a estaca começar a produzir novas folhinhas e raízes é sinal de que ela já "pegou" daí é só transferi-la para um vaso maior e o crescimento dela a partir daí é muito rápido!

Obs: Faça as estacas quando o tempo estiver mais úmido, pois assim ficará mais fácil delas "pegarem". O tempo da chuva é o melhor momento!

Caso opte pela propagação por sementes, espere até que o frutinho esteja bem maduro, retire as sementes e lave-as em água corrente para retirar a polpa do fruto. Para semeá-las coloque-as numa sementeira ou recipiente com furo no fundo para a drenagem de água e cubra as sementes com uma fina camada de terra. Deixe a sementeira em local bem iluminado sem luz solar direta e boa sorte com suas sementes! Lendo essa matéria no blog Jardinet aprendi como fazer mudas, pois foi só colocar as fotos na minha fan page que todas as amigas me pediram mudas, vou tentar seguindo as orientações do blog. Para quem quiser conhecer deixarei o link logo abaixo com o endereço. Tem muita coisa legal nesse blog sobre jardinagem! ^^

Fonte: Blog Jardinet
Fruto da Flor